Neste regresso a Portugal, o autor de temas emblemáticos como «Madalena», gravado e celebrizado por Elis Regina, «Começar de Novo», «Cidade Maravilhosa», «Acariocando» ou «Lembra de Mim» faz-se também acompanhar em palco pelos músicos André Sarbib (teclados) e Carlos Carli (bateria).
Com mais de 30 anos de carreira e autor de sucessos de marcaram gerações, Ivan Lins teve influências de géneros musicais como o jazz, bossa nova ou soul, mas foi com a música popular brasileira que nomeado para um Grammy para Melhor Álbum.
Após algumas bem sucedidas participações em festivais, Ivans Lins chamou a atenção das produtoras brasileiras e deu início a sucessivas gravações de álbuns que o projectaram a nível nacional. A partir dos anos 80, a música de Lins ultrapassa fronteiras e começa a afirmar-se uma já inevitável carreira internacional, designadamente nos EUA, onde o cantor foi regravado por nomes como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen MacRae ou Barbra Streisand.
Enquanto compositor, criou temas para Elis Regina, Simone, Gal Costa e Emílio Santiago, entre muitos outros músicos consagrados na cena artística brasileira.
Convidado especial do concerto no Theatro Circo, o pianista Miguel Braga é parceiro de Ivan Lins em «jam-sessions» há já vários anos. Músico, compositor e produtor, Miguel Braga iniciou nos anos 70 uma sólida carreira musical que passou pela integração de colectivos como o Quinteto Paulo de Carvalho, o lançamento de trabalhos a solo, o desenvolvimento de parcerias com músicos como Fernando Girão, André Sarbib, Chick Corea ou Miles Davis Band, entre muitos outros e a produção e direcção musical de inúmeros artistas.
Músico igualmente prestigiado na cena portuguesa, André Sarbib destacou-se como pianista auto didacta em colaborações com Joe Lovano, Barry Altschul, Carlos Benavente, Ruben d’Antas, Jorge Rossi ou Paulo de Carvalho, entre muitos outros artistas nacionais e internacionais. Ivan Lins e Miguel Braga são igualmente os companheiros de vários projectos que reencontra, agora, nesta apresentação em Braga.
Comentários