Na segunda noite de estreia em solos portugueses, que se seguiu à abertura da tourné no espaço TMN ao Vivo, na noite anterior, a atual formação da banda foi recebida por um Hard Club que se faria prever um pouco mais composto.
Vindos de Derry, da Irlanda do Norte, os Fighting With Wire depararam-se, à chegada, com uma casa quase vazia, o que não afetou a vontade com que se mostraram em palco. Por entre as intervenções piadéticas de Cahir O'Doherty, vocalista e guitarrista, e dos relatos da passagem pelo Bairro Alto na noite anterior, abriram caminho para os Helmet, em modo punk rock. Quase no fecho da atuação surge Everybody Needs a Nemesis, single de estreia do primeiro álbum deste trio norte-irlandês, com mais público presente, que entretanto foi chegando.
Porém, o hiato entre o espaço preenchido pelo público e o palco só desapareceu com a chegada Page Hamilton e companheiros, e os primeiros acordes cravados em fúria, na guitarra. O regresso a 1992 começa precisamente pela via de In the Meantime, faixa inaugural do disco em celebração, e vai prosseguindo, alinhamento fora. No final de Turned Out uma pequena pausa na sucessão de riffs hipnóticos, para uns goles de cerveja e a confissão de que há três noites que andam a fazer a festa por Portugal, há quais se têm seguido as piores ressacas, e que o plano é para ser mantido, com a ajuda de quem se lhes quiser juntar. A música continua, agressiva, pelo “side two” de “Meantime”, desde He Feels Bad, até ao fim, com Role Model. Pelo meio, no decorrer dos agradecimentos, o frontman dos Helmet ainda tenta perceber a diferença entre a utilização de “obrigado” ou “obrigada”.
So Long e In Person protagonizam um avanço no tempo, até 2010, ano do lançamento de “Seeing Eye Dog”. Mas como a noite tem o sabor inevitável a promessa de compensação pel 22 anos em que Portugal ficou de fora do roteiro de viagem dos Helmet, são os maiores recuos no tempo a merecerem as maiores mostras de entusiasmo. E assim se fechou a primeira parte, de volta aos anos 90, com Wilma's Rainbow, de "Betty" (1994), numa conclusão silenciada a destacar o solo de Hamilton.
O encore foi tempo para “discos pedidos”. Sinatra ficou de parte, apesar das muitas insistências, a relegar a tarefa para Milquetoast.
A noite há-de ter continuado, algures pelo Porto...
Texto: Ariana Ferreira
Fotografias: Filipa Oliveira
Comentários