O evento nasceu em 1984 com o intuito de promover os valores culturais e tradições da região. Ganhou notoriedade como Feira de Artesanato e Gastronomia e cedo conquistou um lugar de destaque no panorama das grandes iniciativas regionais. Em 2010 assumiu-se definitivamente como Festival do Crato, transformando-se num dos maiores Festivais de verão a acontecer no país.
O festival conta com a atuação de algumas das melhores bandas nacionais da atualidade, bandas locais e volta a apostar em expressões artísticas como a Animação de Rua e uma componente gastronómica e de artesanato de referência.
Destaque ainda para o palco after-hours com DJ Sets de Bailarico Sofisticado, DJ Glue e MC Virgul (Da Weasel) e o brasileiro Marcelinho da Lua, entre outros.
Eis o programa completo:
Dia 24 de agosto (quarta-feira)
- A abrir os espetáculos do Festival do Crato, vai estar a Filarmónica do Crato.
- Segue-se a nova revelação do fado cantado no masculino, Marco Rodrigues, com a participação da fadista local Alexandra Martins.
- Antes de DJ Moreno, que encerrará a primeira noite do Festival do Crato, atuarão ainda os Expensive Soul.
Dia 25 de agosto (quinta-feira)
- O segundo dia celebra a World Music à Portuguesa e abre com um projeto local, a música de Jominho.
- Um dos momentos altos da noite será a atuação dos Homens da Luta, vencedores do Festival da Canção em 2011.
- Os Deolinda apresentam-se na parte final da noite, que será encerrada pelo DJ Set Bailarico Sofisticado.
Dia 26 de agosto (sexta-feira)
- A abrir os espetáculos do terceiro dia, surge a música de um novo instrumento português idealizado por Carlos Paredes, que no Crato ganha sonoridades de world music, com o Guitolão World Project.
- Os Clã vão cruzar temas do novo álbum «Disco Voador» com os clássicos de 19 anos de carreira.
- Com um novo disco a sair no Brasil, Gabriel o Pensador abre no Crato a sua nova tournée em Portugal, que une o rap ao pop num estilo musical assente na crítica política e social. Seguem-se o DJ Glue e Virgul MC (dos extintos Da Weasel) que encerram a terceira noite do Festival do Crato.
Dia 27 de agosto (sábado)
- A noite que encerra o Festival do Crato abre com a música de mais um projeto da região, David Almeida «Grupe»
- De seguida, o Crato vai assistir à originalidade do Rock e dos Blues cantados por um dos artistas portugueses com uma das mais respeitáveis carreiras internacionais, o one man band Legendary Tigerman.
- Antes do popular músico e DJ brasileiro Marcelinho da Lua, que animará a última madrugada do Festival, atuarão os Gotan Project, que reinventaram o tango, aproximando-o da eletrónica e o tornaram num dos maiores fenómenos musicais da atualidade, e que continuam a apresentar o seu mais recente trabalho, «Tango 3.0».
Vídeo de apresentação do festival:
Mais informações no site oficial.
Comentários