A fadista participa na primeira digressão "Songlines Encounters Festival On Tour", promovido pela publicação especializada em música Songlines, e apresentar-se-á em Manchester (2 de junho), Bury St Edmunds (3 de junho), Londres (dia 4) e Southampton (a 5 de junho).

Na capital britânica, Gisela João vai abrir o Festival Songlines Encounters, que vai decorrer de 4 a 6 de junho, num dia dedicado à música mediterrânica, durante o qual será também projetado o documentário "Mariza e a História do Fado", produzido pela BBC, em que se cruza um retrato da fadista portuguesa com a história do fado.

Gisela João, 31 anos, natural de Barcelos, venceu o Prémio José Afonso em 2014, um ano após a estreia em álbum, sob título homónimo, no qual, a par de inéditos como "(A casa da) Mariquinhas", interpreta temas dos repertórios de Amália Rodrigues, Carlos Ramos e Flora Pereira, entre outros.

Numa crítica ao registo, publicada na semana passada, a revista Songlines afirma que a "nova fadista passa facilmente o teste do arrepio", referindo-se à reação espontânea que se sente ao escutar as suas músicas.

"Ela tem a capacidade de criar uma vertigem emocional, tanto na mais mais dramática e angustiante canção de amor, como nas canções folclóricas mais ligeiras", lê-se.

No festival Songlines Encounters, dedicado a divulgar a música internacional, participam ainda artistas do Reino Unido - o violinista escocês Duncan Chisholm -, Bangladesh, Chipre e Irão. O festival incluirá a exibição de filmes e palestras.

Este ano, o Songlines levará vários dos artistas em digressão pelo Reino Unido: além de Gisela João, também Monsieur Doumani (Chipre), Mahsa Vahdat e Marjan (Irão) vão atuar em palcos de outras cidades britânicas.

@Lusa