O programa é da responsabilidade da Câmara Municipal do Funchal e representa este ano um investimento na ordem dos 200 mil euros, menos 50 mil euros do que na edição do ano anterior, devido ao contexto de dificuldades financeiras, mas, de acordo com presidente da câmara local, Miguel Albuquerque, sempre «com uma aposta na qualidade».

Michel Camilo «Mano a Mano» Trio, Colina Miralta Sambeat, CMS Trio com Chicuelo, Jean Luc Ponty, Manuel Beleza Jazz Terceto e Kenny Garrett Quartet são os artistas que participam no festival, que decorre até ao dia 7 de julho.

Para Miguel Albuquerque, o «Funchal Jazz surge mais uma vez como um exemplo de projeção da imagem da Madeira além-fronteiras, como destino turístico, dotado de festividades e eventos de qualidade internacional».

«O Funchal Jazz é uma porta para o futuro», adianta o edil, salientando que tem conseguido «conquistar, ano após ano, novos públicos, constituindo um dos momentos mais altos da oferta cultural funchalense».

A primeira edição deste festival verificou-se em 2000 na Quinta Magnólia, mas, nos últimos anos, passou a ter como palco o Parque de Santa Catarina, um dos espaços verdes da cidade com uma área de 36 mil metros quadrados e com vista para a baía e a cidade do Funchal.

Este festival tem a direção artística de André Sarbib. No programa figuram ainda, entre outras atividades, a Feira do Disco, Jazz, Blues, World.

@SAPO com Lusa