São cinco os concertos, cinco as formações, cinco os discos em lançamento, por três editoras nacionais mudaram muita coisa na relação dos músicos com os seus apreciadores, a Clean Feed, a JACC Records e a Tone of a Pitch.

A 2 de dezembro, pelas 23h00, o trio Lama actuará no Artes & Manha. Entre o «mainstream» e a vanguarda, a composição «de lápis e borracha» e a improvisação, o jazz acústico e o «soundscaping» eletrónico, o grupo nasceu em Roterdão, na Holanda, em 2008, e é composto pelo contrabaixista Gonçalo Almeida, a trompetista Susana Santos Silva e o baterista canadiano Greg Smith.

No dia seguinte, o mesmo espaço acolherá às 23h00 o Óscar Marcelino da Graça Trio, liderado pelo pianista e compositor Óscar Marcelino da Graça, já um nome habitual nos palcos nacionais e em disco, aqui a tocar com Demian Cabaud no contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria, «uma secção rítmica extremamente sólida e inventiva», para utilizar as suas próprias palavras.

A 8 de dezembro, o Spyros Manesis Trio apresenta-se no Vinyl às 23h00, na precisa altura em que lança o seu primeiro disco, «Undelivered», pela JACC Records. O grupo é liderado pelo talentoso pianista grego, juntamente com o contrabaixista português João Hasselberg e o baterista Kaspars Kurdeko, originário da Letónia. No dia seguinte, na mesma hora e local,o projeto IntErLúNio apresenta-se com o seu muito aguardado disco de estreia, numa iniciativa do guitarrista baixo e compositor Ricardo A. Freitas, que teve o seu arranque em 2006.

Finalmente, a 10 de dezembro pelas 23h00 também na Vinyl, sobe ao palco o Demian Cabaud Trio, liderado pelo argentino tornado portuense Demian Cabaud, que lançou recentemente «How About You?», juntamente com dois dos seus colegas na Orquestra Jazz de Matosinhos, o saxofonista
José Pedro Coelho e o baterista Marcos Cavaleiro.