Bilhas, garrafas de água, bidões de metal e plástico, colheres de pau e travões de carro são alguns dos instrumentos que irão ser utilizados pelo público de todas as idades, com ou sem formação musical.

No workshop de percussão intitulado "Lixo com Ritmo", que tem lugar entre 28 e 30 de março, os participantes vão interpretar peças rítmicas inspiradas em estilos musicais associados à cultura urbana, como Hip-Hop, Samba Reggae, Samba Funky, R&B e Kizomba.

A iniciativa de três dias decorre no m|i|mo- Museu de Imagem em Movimento e culmina no dia 30 com um concerto agendado para as 21:00.

A diretora pedagógica da Escola de Música do Orfeão de Leiria, Neusa Bettencourt, explica que "este é um projeto muito interessante pela relação que estabelece entre as suas componentes artísticas e ambientais", já que permite ao mesmo tempo "colocar as pessoas em contacto com a música e consciencializá-las do que podem fazer para reutilizar (…) alguns objetos".

Neuza Bettencourt destaca, também, a componente familiar, já que a iniciativa quer reunir "pessoas de diferentes faixas etárias, no sentido de promover um convívio salutar entre pais e filhos, avós e netos, reforçando laços afetivos".

@Lusa