O grupo, visivelmente animado, soube aquecer o ambiente, e mostrou-se bastante contente (talvez até surpreendido) pela adesão do público.
Ainda que não fossem muitos os conhecedores dos temas dos germânicos, houve coros e euforia q.b., numa primeira mostra do que esta noite gótica poderia trazer.
Ultrapassado o pit stop (num tempo bastante aceitável, tendo em conta o espaço existente no palco e que metade deste se encontrava já montado para Epica), chegava a vez dos Stream of Passion se apresentarem ao vivo e a cores. A banda, com o respeitável selo de qualidade de Arjen Anthony Lucassen (mais conhecido e identificado pelo projecto Ayreon), esteve notoriamente à vontade e empenhada em fazer subir a temperatura do espaço, e, muito fruto do apoio incondicional da "wonderful portuguese audience" e da química natural de Marcela Bovio, abriu definitivamente as hostilidades para o que se viria a seguir.
Após um breve interregno para a preparação de um novo palco - de uma simetria e atenção ao detalhe impressionante - entram em cena os Epica. Já com uma plateia mais composta, o Hard Club parece duplicar de tamanho. Os jogos de luzes, o ambiente, e até o design dos suportes dos microfones -tudo evidencia um espetáculo em grande, e a banda mais parece estar num estádio do que num recinto fechado.
Quanto à música, quem conhece Epica já sabe o que esperar. Num registo mesclado entre o canto lírico, o symphonic gothic metal ao bom estilo de "O Senhor dos Anéis" e com esporádicas intervenções à la death metal, os temas foram fluíndo, e a sintonia entre espectadores e banda foi, sem dúvida, um dos pontos-chave para tal. Simone Simons - por muitos considerada a mulher mais bonita da música pesada atual - cantou e encantou, sempre amparada pela qualidade técnica e interpretativa dos restantes membros do conjunto holandês.
De realçar os temas Sensorium, e, entre o final e primeiro encore, The Phantom Agony e Cry for the Moon, onde a interação com a plateia atingiu o ponto mais alto da noite.
Texto e fotografia: Sérgio Castro
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