O projeto discográfico surgiu há cinco anos, tendo sido editada quase uma centena de discos - a maioria EP - de artistas portugueses, disponível para descarregamento gratuito na Internet.

A transição de Optimus Discos para NOS Discos - por causa da fusão entre as empresas Zon e Optimus - "só veio alterar a designação do projeto, tudo o resto mantém-se, mostrando, creio eu, um renovar de interesse pelo projeto", afirmou à agência Lusa o radialista Henrique Amaro, que assumiu há cinco anos a direção artística da editora.

Os cinco primeiros discos de 2014 acabam de ser disponibilizados na internet, dando a conhecer D'Alva, Time for T, Duquesa, recuperando os Vicious Five e apresentando um projeto entre portugueses e brasileiros intitulado O Clube.

D'Alva, com o álbum "#batequebate", introduz os músicos Alex D'Alva Teixeira e Ben Monteiro às voltas com a música pop dos anos 1980 e 1990, enquanto Duquesa revela a faceta a solo de Nuno Rodrigues, vocalista dos Glockenwise.

Os Time for T, fundados pelo luso-britânico Tiago Saca e inspirados no indie-folk, desvendam o EP homónimo, depois de terem vencido no ano passado dois concursos de bandas.

A estes, Henrique Amaro juntou "Ghost Eviction", um EP com quatro temas dos Vicious Five, que tinham ficado por gravar quando a banda se separou, e "O Clube", um álbum que junta os portugueses Diego Armés, Fred Ferreira, Bernardo Barata e Alexandre Bernardo aos brasileiros Cícero, Momo e Wado.

A reunião destes músicos aconteceu no final do ano passado, quando os brasileiros atuaram num festival em Lisboa, decidindo-se pela regravação de repertório de cada um deles com novos arranjos.

Prestes a cumprir a centésima edição - será assinalada possivelmente com a edição de um vinil duplo - e milhares de descarregamentos gratuitos ao longo destes cinco anos, Henrique Amaro evidencia neste projeto editorial a capacidade de divulgação da música portuguesa.

"Alguém vai ao site, encontra um artista e tem à sua frente muitos mais. Uns puxam pelos outros. Há ainda os discos físicos, que os músicos podem vender nos seus concertos e depois há a visibilidade que as várias campanhas da marca proporcionam", disse.

Associado à editora está, por exemplo, a Debandada, evento que ocorre em setembro em vários espaços do Porto com concertos em simultâneo de artistas portugueses.

É em setembro que a NOS Discos lançará uma nova versão da página na internet, e que contará "com novas funcionalidades para os artistas", revelou Henrique Amaro.

Depois daqueles cinco lançamentos, já disponíveis para audição e descarregamento legal, a nova série de discos portugueses só deverá acontecer depois do verão.

Ao longo destes cinco anos foram editados registos de artistas como Márcia Santos, Real Combo Lisbonense, Mazgani, DJ Ride, Bezegol, Dealema, Linda Martini, Balla, Minta & The Brook Trout, Noiserv, Frankie Chavez e Octa Push, todos de latitudes musicais distintas.

@Lusa