Para muito boa gente, os MGMT são a banda de "Kids", concentrado de pop luminosa e contagiante e de longe o tema mais mediático do seu primeiro disco, "Oracular Spectacular" (2008).
Ao lado de outros dois singles quase perfeitos - "Time to Pretend" e "Electric Feel" -, a canção tornou o projecto de Andrew Vanwyngarden e Ben Goldwasser numa das coqueluches indie do momento, mas não foi muito (aliás, nada) representativa do que o álbum propunha (viagens não tão imediatas com vénias ao rock psicadélico e progressivo).
O álbum sucessor, "Congratulations", editado este ano, tinha as portas abertas para um público mais vasto, oportunidade que os MGMT não parecem ter levado muito a sério.
Mais hermético e arriscado, foi mesmo um "difícil segundo disco", pelo menos para quem associava o grupo a três ou quatro minutos de pop trauteável e reluzente. Agora há uma canção com o triplo da duração ("Siberian Breaks", o pilar do alinhamento) e as restantes, mesmo mais curtas, têm uma estranheza que "Kids" dificilmente sugeria.
Há quem acolha a mudança de braços abertos - o álbum tem lugar cativo em muitas listas de melhores do ano - enquanto outros tantos vão procurar docinhos indie nas proximidades - até porque a vertente mais festiva de "Oracular Spectacular" gerou alguma descendência noutras bandas.
Oito meses depois do lançamento, "Congratulations" tem direito a apresentação em Portugal naquela que é a segunda actuação da banda por cá - e a primeira em nome próprio, no seguimento de uma passagem pelo Alive!08. Há dois anos "Kids" foi, sem surpresas, o momento alto do concerto, por isso vai ser curioso descobrir se algum temanovo lhe faz frente ao vivo - se for o caso, não há como não dar os parabénsao duo nova-iorquino.
Data: 18 de Dezembro
Local: Campo Pequeno, Lisboa
Início do concerto: 21h, com abertura de portas às 20h e primeira parte dos Smith Westerns
Preço dos bilhetes: 30 euros (plateia em pé) e 33 euros (bancada ou camarote 1ª)
Videoclip de um dos novos temas, "It's Working":
Videoclip de "Kids":
Comentários