As músicas de «Distant Relatives» servem de desculpa para o concerto, mas Nas e Damian Marley vêm a Lisboa, mais precisamente ao Pavilhão Atlântico, também para tocarem temas que fazem a carreira de cada um, revelou o rapper em declarações à Lusa.
As raízes africanas juntaram os dois músicos que, garante Nas, são fãs do trabalho um do outro.
O primeiro propósito da parceria foi angariar dinheiro para construir escolas em África e as letras das canções têm comentários sociais sobre situações de pobreza e injustiça naquele continente. O projeto está, para já, em banho-maria: «Ainda não aconteceu nada, ainda não fomos a África, mas esperamos ir em breve», contou o rapper.
A ideia da dupla é marcar espetáculos em África, mas ainda não há datas.
«Temos muitas ideias diferentes para África e esperamos ir lá e conseguir fazer tudo o que temos em mente muito em breve. Gostamos de pensar na história de África, em como podemos ensiná-la por lá. Queremos estar com as pessoas», disse Nas. O primeiro objetivo é «criar uma Fundação, ensinar a História do continente, construir um currículo e depois então surgirão as escolas».
Filho de um músico de jazz, Nas estreou-se com o álbum «Illmatic» em 1994 e é considerado uma das referências do hip hop atual, rivalizando com Jay-Z.
Dos nove álbuns de estúdio em nome próprio, «Nas» (2009), «Hip hop is dead» (2008) e «I Am» (2000) estiveram nomeados para os Grammys como melhor disco de rap do ano, mas o rapper nunca arrecadou o galardão.
Damian Marley carrega no nome a herança reggae de família, é o filho mais novo de Bob Marley, e lançou-se no mundo da música com 13 anos.
A estrela jamaicana tem três álbuns a solo gravados «Mr. Marley» (1996), «Halfway Tree» (2001) e «Welcome to Jamrock» (2005).
Jr. Gong como também é conhecido, alcunha que ganhou por ser filho de Bob Marley, também conhecido por «Tuff Gong», já venceu três Grammys, dois para melhor álbum reggae («Halfway Tree» e «Welcome to Jamrock») e um para melhor performance alternativa, tornando-se no primeiro jamaicano a vencer dois Grammys na mesma noite.
Já esteve antes em Portugal, mas é a primeira vez que estará em solo nacional ao lado de Nas.
Nas e Damian irão editar em breve um DVD com «um filme baseado no processo de gravação do disco», com histórias das viagens e pessoas que conheceram por todo o mundo.
Além disso, cada um deles está a preparar discos em nome próprio. O do rapper deverá estar nas lojas no final do ano.
SAPO/Lusa
Videoclip de «As We Enter»
Comentários