Quem teve oportunidade de estar no Teatro Gil Vicente, em Coimbra, a 12 de Novembro do ano passado, pode ter sido um privilegiado, mas não tanto como terá pensado na altura. Felizmente, o regresso dos Belle Chase Hotel aos palcos, depois de sete anos de pousio, não foi um acontecimento (tão) único e irrepetível já que o colectivo actua novamente ao vivo neste fim-de-semana.

Desta vez o grupo não regressa à sua cidade-natal, visitando antes o Teatro Municipal de Vila do Conde numa ocasião que marca o início de uma mini-digressão nacional (cujas datas e locais ainda não são conhecidos). E além dos espectáculos, não põe de parte um regresso aos discos, algo que já não ocorre desde "La Toilette Des Etóiles" (2000).

Depois desse segundo registo, o fim dos Belle Chase Hotel resultou no arranque de outros percursos, como a discografia a solo de JP Simões - após um álbum com o Quinteto Tati, ao lado de Sérgio Costa -, e o Azembla's Quartet, criados por Pedro Renato e cuja formação inclui Luís Pedro Madeira ou Raquel Ralha - esta última também vocalista dos Wraygunn.

No próximo sábado, numa sala que, se seguir o exemplo da de Coimbra, promete esgotar, espera-se que a boémia e a folia convivam com alguma ironia e acidez - cortesia de canções com passagens pelo rock, tango, cabaret, jazz, blues ou vandeville condimentadas pelas letras/estudos observacionais de JP Simões.

De 2010 deverá regressar-se a 1998, ano feliz para vários primeiros discos nacionais (dos Silence 4, The Gift, Mãozinha ou Ovelha Negra) e com "Fossanova" a deixar um charme peculiar. E tal como um bom vinho - com que a música dos Belle Chase Hotel parece dar-se bem -, canções como "Derangé", "Sign of the Crimes" ou "Lonely Gigolo", já de si com sabor retro, só melhoraram com a idade.

Local: Teatro Municipal de Vila do Conde
Data: 12 de Fevereiro
Horário: 22 horas
Preço dos bilhetes: 10 a 12 euros

@Gonçalo Sá

Videoclip de "Sunset Boulevard":

Videoclip de "São Paulo 451":