A organização do festival anunciou hoje uma dezena de artistas de Portugal, África e Brasil que têm em comum a língua portuguesa, embora com sonoridades muito distintas.

De 17 a 25 de julho estarão em Sines e em Porto Covo o fadista Ricardo Ribeiro, o músico Janita Salomé, o multi-instrumentista e compositor Bruno Pernadas, o coletivo Blacksea Não Maya com DJ Marfox, a rapper Capicua e Simply Rockers Sound System.

A eles juntam-se ainda a cantora angolana Aline Frazão, que editará ainda este ano um novo álbum, a gravar na ilha de Jura, Escócia, a brasileira Dona Onete, "diva do carimbó chamegado", como descreve a organização, e a cantora e guitarrista Élida Almeida, prémio Revelação nos Cabo Verde Music Awards.

O FMM de Sines cumpre a 17ª edição de uma volta ao mundo pela música, tendo já anunciado cerca de trinta artistas, nomeadamente Dele Sosimi Afrobeat Orchestra (Nigéria/Reino Unido), Forabandit (Occitânia/Turquia), Idiotape (Coreia do Sul), Niladri Kumar (Índia), Pascals (Japão), Salif Keita (Mali), Soema Montenegro (Argentina), Songhoy Blues (Mali) e Toumani & Sidiki Diabaté (Mali).

@Lusa