No âmbito das festas estão previstos dez espetáculos, todos às 21:30, e o encerramento agendado para o dia 13 de junho, às 24:00, com um espetáculo piromusical com elementos de luminotecnia, pirotecnia, laser, efeitos especiais e música, na marina de Oeiras, disse à Lusa fonte da organização.

O fadista Nuno da Câmara Pereira, com cerca de 40 anos de carreira, abre o cartaz com um espetáculo no Palco Parque Urbano de Miraflores, em Algés, no dia 29 de maio. No dia seguinte Tiago Bettencourt, que editou no ano passado o álbum “Do princípio”, atua no Palco da Feira, no Jardim Municipal de Oeiras. Do alinhamento deste álbum fazem parte, entre outras, as canções, “Aquilo que eu não fiz”, “Morena” e “A carta”.

No dia 31, neste mesmo palco, tocam os The Black Mamba apresentando um espetáculo em que cruzam o blues, a soul e o funk. O trio formado por Pedro Tatanka, Ciro Cruz e Miguel Casais, surgiu em maio de 2010, quando editou o álbum de estreia.

Herman José também faz parte do elenco das festas, apresentando, no dia 5 de junho, no palco da Feira no Jardim de Oeiras, “One Herman show”.

Sobe a este mesmo palco, no dia 6 de junho, uma banda de Tributo aos Xutos e Pontapés.

O ator Ricardo Carriço, que recentemente se estreou nas lides musicais, com o EP “O meu mundo”, é o único artista que irá atuar nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, no dia 7 de junho.

Camané apresenta o álbum editado em maio, “Infinito presente”, no dia 9 no largo 5 de outubro, com a igreja matriz como cenário. O fadista, natural de Oeiras, interpretará alguns fados do seu repertório, com especial incidência no álbum “Infinito presente” que marcou o regresso aos estúdios, depois de cinco anos ausente, desde "Do amor e dos dias", editado em setembro de 2010.

No dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, atua a fadista Carminho, no Palco da Feira, no jardim.

Os Expensive Soul fecham o cartaz no dia 12 de junho, também no palco da Feira, no Jardim Municipal de Oeiras.

O duo que, musicalmente, aborda o hip-hop, R&B e soul/reggae, é formado por Demo (MC) e New Max, e começou a cantar em 1999, e saltou para a ribalta em 2004 com o álbum “B.I”. Os Expensive Soul atuam com a Jaguar Band que é constituída por Isabel Milheiro, Claudino Pereira, Cati Freitas (coro), Sérgio Marques (baixo), Sérgio Silva (bateria), Andres Tarabbia Pancho (percussão), Lino Matos (guitarra), Gileno Santana (trompete), João Martins (saxofone) e Paulo Gravato (saxofone barítono).

Oeiras localiza-se na região da Costa do Estoril, contando o concelho com cerca de 35.000 habitantes, segundo dados da edilidade, e festeja o feriado municipal no dia 7 de junho, data da atribuição da carta de foral pelo rei D. José, em 1759, uma decisão à qual não foi alheia a ação de D. Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro-ministro do reino e conde de Oeiras, posteriormente também marquês de Pombal.

@Lusa