O grupo Universal Music avisou que vai retirar as suas canções do TikTok, após o rompimento das negociações com a plataforma de vídeos sobre questões como a compensação para artistas e compositores.
Numa carta aberta, a Universal acusa o TikTok de "tentar construir um negócio baseado na música sem pagar um valor justo" por ela.
As partes discutiram os termos de um novo acordo antes o vencer o contrato existente esta quarta-feira (31).
Mas o contrato não foi renovado.
Entre os temas discutidos estavam a "compensação apropriada" para artistas e compositores, a segurança 'online' para as pessoas que usam a plataforma e a proteção dos artistas contra os danos da Inteligência Artificial, acrescenta o texto.
Mas com o avanço das negociações, destacou a Universal, o "TikTok tentou intimidar-nos a aceitar um acordo de valor inferior ao acordo anterior, muito distante do valor justo de mercado e sem refletir o seu crescimento exponencial".
As principais empresas da área da música recebem pagamentos de royalties das plataformas de streaming e das redes sociais.
A Universal Music afirma, no entanto, que o TikTok propôs pagar "uma tarifa que é uma fração do que pagam as principais plataformas sociais similares".
Em comunicado, o TikTok respondeu que é "triste e dececionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas".
A rede social chamou de "falsas" as afirmações da Universal e acrescentou que a editora "optou por se afastar do grande suporte de uma plataforma com mais de mil milhões de utilizadores, que serve como promoção gratuita e um meio para a descoberta dos seus talentos".
Uma pessoa que acompanha a questão de perto afirmou à France-Presse que todas as músicas licenciadas pela Universal "serão removidas do TikTok nos próximos dias, a partir de 31 de janeiro".
Segundo a fonte, o TikTok "tem acordos em vigor com todas as outras grandes editoras e marcas independentes".
"O TikTok não é uma plataforma de streaming musical e não deve ser tratada desta maneira", afirmou a fonte, ao recordar que os utilizadores não podem reproduzir as canções na íntegra no aplicativo e que possuem um limite de 60 segundos de música nos seus vídeos.
Apesar da enorme base de pessoas que utilizam a plataforma, o TikTok representa apenas 1% da receita total da Universal, segundo a editora.
Taylor Swift e The Weeknd são alguns artistas da Universal Music.
Propriedade da empresa chinesa ByteDance, o TikTok é uma das plataformas de redes sociais mais populares do mundo.
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