A OSP é regida por António Lourenço e são solistas o pianista António Rosado e o violinista Daniel Auner, realizando-se o concerto no largo de S. Carlos, em Lisboa, numa coprodução do Festival do Estoril e do Festival Ao Largo.

O 38º Festival do Estoril iniciou-se quarta-feira com a «masterclass» do clarinetista António Saiote em Alcabideche, em Cascais, e termina no próximo dia 28, prevendo-se 21 apresentações.

O Festival integra ainda os 48ºs Cursos Internacionais de Música e o 14º Concurso de Interpretação do Estoril/Prémio El Corte Inglés.

O programa do concerto de esta quinta-feira, além da abertura da ópera de Nikolai Rimski-Korsakov, inclui o Concerto em Ré Maior, para violino e orquestra, opus 35, de Piotr Ilitch Tchaikovski, e o Concerto em Fá, para piano e orquestra, de George Gershwin.

O maestro António Vassalo Lourenço, 46 anos, é diretor artístico da Filarmonia das Beiras desde 1999 e maestro adjunto da Sinfonietta de Lisboa desde 1995.

Vassalo Lourenço terminou em 1996 o mestrado em direção de Coro e Orquestra pela Universidade de Cincinnati, no Ohio, tendo concluído o doutoramento em direção de orquestra em 2005.

Nesta universidade estudou com, entre outros, Samuel Adler, Elmar Thomas, Earl Rivers, John Leman, Gerhard Samuel e Christopher Zimmerman, de quem foi assistente de direção.

António Vassalo Lourenço iniciou a formação nos Cursos de Iniciação Musical Infantil que a Fundação Calouste Gulbenkian promoveu nas décadas de 1960-70 na sede, em Lisboa, integrando o Coro Infantil e a classe de violino.

@SAPO com Lusa