"Da 5 Bloods: Irmãos de Armas" só foi nomeado para os Óscares pela banda sonora de Terence Blanchard e Spike Lee não escondeu a desilusão com a rejeição.

Na terça-feira (16) nas redes sociais, o realizador partilhou uma mensagem de apreciação sobre Delroy Lindo, o protagonista do filme (e de outras colaborações na década de 1990), que ficou fora da corrida ao Óscar de Melhor Ator.

"Delroy Lindo pode não ter recebido ontem (15) uma nomeação para o Óscar, mas isso não tira impacto ao seu trabalho que se estende por décadas. Dos seus papéis em 'Da 5 Bloods' a ‘Crooklyn’, ‘Passadores’ e muito mais, continuamos a reconhecer e celebrar a sua carreira", escreveu.

Lee também lançou uma campanha especial "Fomos Outra Vez Roubados" com a venda de edições limitadas de posters do filme, todos autografados por si.

O realizador recebeu uma estatueta honorária em 2015 após ter sido ignorado pela Academia por filmes como "Não Dês Bronca" (1989), "A Febre da Selva" (1991), "Malcolm X" (1992), "Verão Escaldante" (1999) e "A Última Hora" (2002). Mais tarde, em 2018, recebeu um Óscar pelo Argumento Adaptado de "BlacKkKlansman: O Infiltrado".

Foi ainda partilhada a mensagem do realizador Barry Jenkins que recorda como Delroy Lindo parecia ter a nomeação garantida quando o filme foi lançado pela Netflix em junho do ano passado.

O realizador de "Moonlight" fotografou o seu Óscar à frente de uma imagem do ator em "Da 5 Bloods" e escreveu: "Tirei esta fotografia mais ou menos há oito meses, mas decidi não publicá-la. Se me tivessem dito que seria irrelevante por volta de março de 2021 teria achado que eram malucos.

VEJA AS MENSAGENS.