Fátima vai receber em setembro de 2026 a primeira edição do CineFé - Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã, que procura mudar a atitude do público para com os filmes de temática religiosa, anunciou a organização.

No sábado, há uma sessão especial de antevisão do novo festival, com exibição de dois filmes nos Missionários da Consolata em Fátima, concelho de Ourém, no distrito de Santarém, onde a associação de artes cinematográficas Ensaio Imperdível apresentará o projeto que “pretende acabar com o preconceito de que filmes de temática cristã só são destinados a pessoas religiosas”.

O festival CineFé terá uma programação exclusivamente constituída por obras audiovisuais de temática religiosa, procurando “fomentar a produção audiovisual de temática religiosa cristã” e ser “um veículo de intercâmbio cultural e de diálogo, usando a linguagem cinematográfica e audiovisual”, antecipou a organização em comunicado.

“Pretendemos mostrar que o Festival CineFé não só se propõe a derrubar preconceitos sobre o cinema de temática religiosa, mas também a criar uma plataforma inovadora para novos realizadores e para a promoção de um intercâmbio cultural enriquecedor”, acrescentou a Ensaio Imperdível, que tem sede em Ourém.

Em 2026, o projeto levará a Fátima um conjunto de propostas que, além dos filmes, inclui ‘workshops’, ‘masterclasses’ e palestras, para “enriquecer o diálogo cultural e promover os valores que sustentam a iniciativa”.

A sessão de apresentação nos Missionários da Consolata tem início às 16h00 de sábado e inclui a exibição da curta-metragem “New tomorrow”, de estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, e do documentário “Angelo”, realizado com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, e que retrata a perseguição aos cristãos pelo estado ateu da Albânia entre 1945 e 1990.