«Ruído do Silêncio» tem doze composições originais com letras assinadas por Joana Negrão e músicas de Vasco Ribeiro Casais a par e par com arranjos de temas da tradição oral portuguesa.

Nos seus doze anos de carreira, a banda lisboeta mudou de formação, de músicos e de som. No entanto, «encontraram-se» em 2006, e, desde então, têm tentado «consolidar» o seu trabalho. «Descobrimos as características que delineavam o nosso som», contou Vasco Ribeiro Casais ao SAPO.

Quem ouve o novo álbum identifica os Dazkarieh, mas Vasco garante que os novos elementos da banda e a maturação das letras trazem a este trabalho a frescura necessária.

Joana Negrão fala com gosto da noite preparada no S. Jorge, que considera ser de «partilha». São duas horas de música onde a banda vai ter a oportunidade de tocar temas dos seus álbuns anteriores e do novo «Ruído do Silêncio».

Aqui, Joana terá a oportunidade de tocar o seu tema predilecto deste novo álbum, «Lilaré dos Cinco Sentidos». Gostou da música desde o início e trabalhou-a apesar de os restantes elementos não se terem apaixonado pelo tema. Mais tarde, com os arranjos de Joana, o tema foi adoptado e agora figura entre os 12 eleitos do novo disco. Já Vasco tem dificuldade em seleccionar a sua música preferida.

Apesar de satisfeitos, quando revisitam trabalhos anteriores, os Dazkarieh não deixam de sentir que há sempre espaço para melhorar. Joana Negrão considera que pensar o contrário seria cristalizar a sua arte no tempo.

Joana considera que «Ruído do Silêncio» é, em certa medida, uma reflexão sobre a identidade dos próprios Dazkarieh e aquilo que os rodeia. Não é fácil definir em que estilo se enquadra esta banda. Aliam a música tradicional ao rock, levitando entre momento de contemplação e de explosão sonora.

A internet é considerada por ambos um meio privilegiado que lhes permite um contacto mais directo com os fãs e que facilita a troca de experiências entre pessoas da mesma área.

Para que estes estejam a par de todas as novidades que dizem respeito aos Dazkarieh, a banda mantém um site oficial (www.dazkarieh.com) e uma página na rede social My space (http://www.myspace.com/dazkarieh). Além de ser importante ao nível profissional, Vasco e Joana garantem que é um meio de comunicação essencial para se manterem informados.

Os Dazkarieh vão estar esta quarta-feira, dia 13 de Abril, nos Cinemas S. Jorge, em Lisboa. A actuação começa às 21h30 e os bilhetes custam 12 euros.

A banda segue depois da capital para Coimbra, onde irá actuar na noite a seguir.

@Inês Fernandes Alves