A banda, fundada por Luís Represas (voz), João Gil (guitarra) e Manuel Faria (teclas), atua a 31 de outubro e a 01 de novembro no Coliseu de Lisboa, a 04 de novembro no Coliseu do Porto e a 12 de novembro no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
"Nós gostamos de nos reencontrar volta não volta, mas às vezes é preciso algum pretexto. Passamos pelos 35 anos de vida e esses 35 anos cumprem-se naquele personagem que é o Trovante, naquele artista que servimos durante 16 anos, assim como de cada um de nós individualmente nas nossas vidas profissionais", disse Luís Represas à agência Lusa.
Fundada em 1976, a banda terminou em 1990, ano de que data o último álbum de originais, "Um Destes Dias", mas voltou a reunir-se algumas vezes depois.
Os Trovante atuaram em setembro na Festa do Avante e em maio do ano passado, a propósito dos 25 anos do festival Rock in Rio Lisboa, a organização convidou-os a reunirem-se em palco.
Esta "celebração", defende João Gil, "não é só dos músicos".
"Não é só a nossa reativação e junção enquanto músicos, que tiveram um prazer enorme em ter feito isto, mas creio que é servir as pessoas, servir essa memória e arranjar um pretexto, a propósito dos 35 anos, de mostrar que estamos todos vivos e bens de saúde", afirmou.
O grupo é responsável por êxitos como "Namoro II", "125 azul", "Perdidamente", "Timor", "Saudade", "Balada das sete saias" e "Fizeram os dias assim".
Quando questionado sobre se estas e outras músicas terão influenciado outros artistas, Luís Represas é perentório: "Quem são os maiores influenciados pelos Trovante? Somos nós".
"Continuando a nossa vida, a grande dose de influência dos Trovante está em cada um de nós, naquilo que cada um faz. Nós fomos de facto os grandes inoculados pelo vírus do Trovante e por essa influência. São vários trabalhos únicos que saem, com várias vertentes, vários outros tipos de influências, vários caminhos, mas em que se nota perfeitamente a impressão digital do Trovante", sustentou.
Nos quatro concertos, em palco estarão os oito músicos que ao longo dos 35 anos fizeram os Trovante: José Martins, José Salgueiro, João Nuno Represas, Manuel Faria, Fernando Júdice, Luís Represas, Artur Costa e João Gil.
A história do grupo está contada no livro "Trovante - Por Detrás do Palco", assinado por Manuel Faria e editado em 2003.
@Lusa
Comentários