O festival decorrerá de 13 a 15 de julho e os Radiohead são o primeiro nome revelado do cartaz. De acordo com a promotora, os bilhetes serão colocados à venda na quinta-feira, com o bilhete diário a custar 50 euros e o passe de três dias a custar 99 euros. Devido ao aumento da taxa do IVA de seis para 13 por cento, a partir de 01 de janeiro os bilhetes diários passam a custar 53 euros, enquanto os passes sobem para 105 euros.

O regresso dos Radiohead a Portugal acontecerá assim dez anos depois da última vez que atuaram em palcos portugueses. Foram cinco concertos esgotados em julho de 2002 nos coliseus de Lisboa e do Porto, quando o grupo antecipou ao vivo as canções do álbum "Hail to the thief".

Os Radiohead são formados por Thom Yorke (voz), Ed O'Brien (guitarra), Johnny Greenwood (guitarra e piano), Colin Greenwood (baixo) e Phil Selway (bateria).

Em outubro passado, em entrevista à BBC, o guitarrista Ed O'Brien disse que os Radiohead estavam a planear uma digressão para 2012 na Europa e nos Estados Unidos, depois de concertos dispersos realizados este ano.

Dos concertos já anunciados, há datas ao ar livre e em salas fechadas, para mostrar sobretudo as canções dos álbuns "The King of Limbs" (2011) e "In Rainbows" (2007). "The King of Limbs", oitavo disco de estúdio dos Radiohead, foi lançado em fevereiro passado inicialmente pela Internet e inclui os temas "Codex", "Lotus Flower" ou "Give Up The Ghost". Este álbum foi editado quatro anos depois de "In Rainbows", o disco que o grupo lançou num modelo, à época, inovador, em que o consumidor pagava aquilo que quisesse pela música.

Os Radiohead surgiram em Oxford em finais dos anos 1980, quando cinco estudantes se juntaram para fazer música. O primeiro grande sucesso do grupo rock alternativo foi "Creep", retirado do álbum "Pablo Honey", de 1993. Em vez de enveredarem por uma carreira que podia desembocar num sucesso de concertos de estádio como os U2, em particular a partir do álbum "Ok Computer" (1997), os Radiohead viraram-se para o trabalho de estúdio, explorando os caminhos do rock com a eletrónica e lançaram "Kid A" em 2000, que viria a marcar toda a discografia seguinte. Em setembro editaram "TKOL RMX 1234567", um duplo álbum com remisturas de canções de "The King of Limbs" por vários artistas, como Four Tet, Jamie XX, SBTRKT e Shed.

@Lusa

Videoclip de "Fake Plastic Trees":

Videoclip de "No Surprises":

Videoclip de "Street Spirit (Fade Out)":