Memória de Peixe é fruto de um acaso feliz que junta aos loops de guitarra de Miguel Nicolau a bateria de Nuno Oliveira e, por incrível que pareça, os dois rapazes oriundos das Caldas da Rainha são os únicos culpados em palco pelas imensas camadas sonoras que nos chegam aos ouvidos.Transformando o Musicbox num pequeno aquário, o duo apresentou o EP de estreia, que verá a luz do dia no início de 2012, pelas mãos da Lovers & Lollypops.
O primero single, lançado no mês de novembro, surge de uma colaboração com Da Chick, que esteve em palco para dar voz ao tema "Fish&Chick". Em concerto, acabamos por nos esquecer que loops são repetições, pois o som dos Memória de Peixe chega-nos numa onda de transformações constantes e quentes. Sem dúvida, um nome a não esquecer.
Depois de um concerto que cheirou a verão e a memórias imaginadas, foi a vez dos Osso Vaidoso apresentarem o seu primeiro álbum, "Animal". Mas sendo este o primeiro álbum do duo, não implica que estessejam novos por estas bandas, pois Ana Deus e Alexandre Soares são dois dos tigres fundadores de um dos projectos mais icónicos em Portugal - os Três Tristes Tigres.
Os temas arrepiam-nos até aos ossos através da voz provocadora de Ana Deus e da guitarra irrequieta de Alexandre Soares que, num concerto intimista e com a simplicidade que tão bem lhes assenta, desfolharam o álbum lançado pela Optimus Discos. Abriram com "Elogio à Pobreza" e logo ferozmente atacaram o tema "Animal", que dá título ao álbum.
A referência aos vários cúmplices que acompanham estes temas em espírito e letra é inevitável -Regina Guimarães, cúmplice de longa data, Alberto Pimenta, nos temas "Cola Cola Song" e "Ni nha rias", e Valter Hugo Mãe, com Poligamia ("Quem não queria?" - questiona Ana Deus).
Em "Madame" canta-se em francês, mas é Portugal quesetraz no coração. Houve tempo ainda para os temas "Bem Mal", que surge da tradução de um poema de Charles Cros, o homem que inventou o gira-discos, e "Matematicamente".
"Vamos acabar com a Cacofonia" - anunciou Ana Deus de modo sugestivo - "mas antes de partirem, relembraremos, acedendo a alguns pedidos do público, dois temas dos Três Tristes Tigres:"Descapotável" e "Olho da Rua".
Para quem quis continuar uma noite em grande, a Lovers & Lollypops - editora e produtora discográfica e responsável pelo festival Milhões de Festa - chegou-nos em versão Soundsystem, com Joaquim Durães e Nuno Dias, seguidos do também nortenho André Vaz, mais conhecido por Granada.
Joanica Cardoso
Comentários