O pop/rock comercial que actualmente abunda as nossas rádios, passou completamente despercebido numa noite memorável para todos os quiseram assistir a uma noite de blues.
Amantes de uma sonoridade diferente, ou simplesmente simpatizantes, muitos foram os que se deslocaram ao já conhecido espaço do Hard Club, na cidade invicta para um regresso há muito esperado do guitarrista português, Joel Xavier.
Se calhar é mesmo um problema de nacionalidade, visto que a qualidade do seu espectáculo foi digna de um guitarrista de excelência. Os portugueses, por vezes, sentem alguma dificuldade em reconhecer o seu valor mas felizmente os tempos começam a mudar e começamos a assistir a uma ascensão de vozes e talentos extraordinários.
Acompanhado apenas por mais dois instrumentos, um baixo e uma bateria, Joel Xavier transformou o recinto com as suas influências que derivam directamente dos Estados Unidos da América, onde gravou dois dos seus álbuns.
Por entre solos de guitarra verdadeiramente fascinantes, houve tempo para algumas brincadeiras mas sempre com a seriedade que o caracteriza. Na verdade, Joel Xavier mostrou um enorme prazer por estar a fazer aquilo que mais ama em frente a um público bastante receptivo que o tentava acompanhar sempre que possível.
Todos ficaram rendidos ao poder que este tinha com as cordas e fortes aplausos eram ouvidos no final de cada música. Houve tempo para muitos temas, alguns mais sabidos, outros menos mas ninguém demovia a atenção do palco. Destacou-se o clássico Hit the Road Jack imediatamente agradecido pela plateia que cantou como um coro afinado, mesmo tratando-se de uma versão muito pessoal do tema, aliás como fazia em praticamente todos.
Sempre muito comunicativo, Joel Xavier agradeceu à organização pela oportunidade mas sobretudo a todos os que o foram ver, mesmo não sendo um artista muito conhecido no panorama nacional.
Fica o registo de uma noite memorável que certamente ninguém irá esquecer, muito diferente do que habitualmente se assiste. Serve é sobretudo como uma prova de que a música portuguesa tem artistas muito bons, que merecem e precisam de ser divulgados, apenas precisam de uma oportunidade.
Comentários