O álbum, intitulado "Mensagens" e que será apresentado no Casino Figueira, é composto por 14 temas, interpretados por seis elementos da Fado ao Centro e por quatro músicos convidados.
O objetivo deste primeiro álbum de originais, depois da edição de dois trabalhos em torno de clássicos do Fado de Coimbra, "é a renovação do repertório" deste género musical, explicou João Farinha, membro da associação.
No álbum estão presentes três canções dedicadas "à temática inesiana", um deles em que se interpreta o poema "Fado Inês", de Ary dos Santos, referiu João Farinha, explicando que o tema de Inês de Castro "tinha sido esquecido pelo Fado de Coimbra".
Também são musicadas obras dos poetas Eugénio de Andrade e Fernando Pessoa, assim como de autores contemporâneos como João Rasteiro ou Paulino Mota Tavares.
A atualidade também estará presente no trabalho da Fado ao Centro, nos temas "Assim fala o povo" e "Fado de um lamento", onde se aborda "a dificuldade da juventude em conseguir o seu primeiro emprego e a possibilidade de terem que emigrar", contou João Farinha.
Segundo o artista, o álbum procura "uma visão do Fado de Coimbra moderno", em que surge uma "maior preocupação nos arranjos" e se adotam "melodias que não estão no padrão clássico" do género.
O grupo vai começar por promover o álbum no estrangeiro, estando agendada uma digressão pela "Suíça, Espanha, França, Áustria e Brasil" durante o verão.
João Farinha avançou ainda que a associação pretende continuar o trabalho de criação de originais e procurar "a fusão com outros estilos musicais".
@Lusa
Comentários