À semelhança dos três grandes cantautores portugueses Fausto, Sérgio Godinho e José Mario Branco, uma nova geração decidiu criar um espetáculo único para dar mais expressão ao novo ciclo de abordagem à música tradicional que se vive em Portugal.
Os três grupos, com abordagens diferentes à música portuguesa e com percursos muito próprios, decidiram reunir-se para continuarem a fazer o que mais gostam: a fusão e experimentação na música tradicional. Cantando e tocando as músicas uns dos outros, eles mantêm viva a memória da tradição e das raízes populares, ao mesmo tempo que apostam numa renovação musical projectada para o século XXI.
Assim, aos Galandum Galundaina um dos grupos de referência, que agitaram a música tradicional nos anos 90, ao aclamarem o mirandês como idioma para a sua sonoridade, juntam-se as bandas Pé na Terra e Mu. As últimas duas, sendo de uma geração mais nova, trazem consigo uma postura diferente, rebelde e desafiadora no contexto folk português.
Os Pé na Terra têm uma sonoridade demarcadamente portuguesa e os Mu de fusão com outros idiomas, mas o que carateriza ambas é junção de diversos estilos e culturas musicais assinalada por uma carreira em crescendo, tal como testemunham os diversos concertos realizados em Portugal e no estrangeiro. Catalisando novas experiências e sons, este promete sem dúvida ser um concerto memorável e que merece ser extensível a mais palcos.
Comentários