Na capital portuguesa, o palco escolhido para o trio americano foi o do Musicbox. Com a sala já cheia, Filho da Mãe fez as honras da casa e preparou o terreno para a banda de Dylan Carlson. Algumas imagens promocionais ao Amplifest serviram de cenário a um palco ainda sem a figura da noite, ao mesmo tempo que criavam um clima de expetativa e de alguma ansiedade durante a espera pelo ”pai do drone metal”.
Cerca de vinte minutos após as dez da noite, o trio subiu ao palco, acolhido pelas palmas de quem o aguardava. Antes de se agarrar à guitarra, e com a postura tranquila e reservada que lhe é característica, Dylan Carlson agradeceu ao público presente e mostrou entusiasmo por estar de regresso ao nosso país.
“There is a Serpent Coming”, tema que faz parte do último álbum da banda, "Primitive and Deadly", e ao qual Mark Lanegan dá voz, foi o escolhido para iniciar um espetáculo que durou quase hora e meia. De cabelo no rosto e profunda concentração, Dylan manejava a sua guitarra de forma única, como só ele o sabe fazer. Seguiu-se “The Bees Made Honey in the Lion's Skull”, retirado do álbum de 2008 com o mesmo nome, e “Badger's Bane”, também do mais recente trabalho de estúdio.
A noite ainda nem ia a meio quando soaram os acordes de “Even Hell Has Its Heroes”. A acompanhá-lo, Dylan teve sempre uma garrafa de vidro, na qual ia dando uns goles entre as músicas. “From the Zodiacal Light” e “Torn by the Fox of the Crescent Moon” continuaram um espetáculo nitidamente focado no álbum "Primitive and Deadly". Mas, entre os dois temas, Dylan fez ainda questão de tocar “Ouroboros is Broken”, retirado do EP "Hibernaculum", de 2007.
Não querendo deixar de fazer referência a "Pentastar: In the Style of Demons", lançado em 1996, o trio americano escolheu “High Command” para fechar o concerto, marcado por um alinhamento coeso e que foi, certamente, de encontro às expetativas de quem esteve na sala de concertos do Cais do Sodré.Mas a noite só chegou mesmo ao fim com Dylan Carlson na plateia a cumprimentar os fãs – muitos munidos de álbuns para serem assinados –, e a desfrutar do clima pós-concerto vivido no Musicbox.
Alinhamento:
There is a Serpent Coming
The Bees Made Honey in the Lion's Skull
Badger's Bane
Even Hell Has Its Heroes
From the Zodiacal Light
Ouroboros is Broken
Torn by the Fox of the Crescent Moon
High Command
Texto: Tatiana Branco
Fotografias: Rita Bernardo
Comentários