A convite do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, o grupo britânico actua na Aula Magna, onde interpretará os temas que compôs para os filmes da realizadora francesa Claire Denis ao longo de quase 15 anos.

O grupo de Stuart Staples tem andado em digressão com este espectáculo à boleia do lançamento, ocorrido em Abril, de “Tindersticks - Claire Denis Film Scores 1996-2009”.

O que aconteceráhoje em Lisboa será o grupo a interpretar as bandas sonoras ao mesmo tempo que serão projectadas imagens dos filmes de Claire Denis, de "Nénette et Boni" (1996) até "White Material" (2009).

Como se a música dos Tindersticks estivesse sempre à espera de um filme, músicos e realizadora colaboraram pela primeira vez para "Nenette et Boni", depois de Claire Denis ter assistido a um concerto do grupo em Paris.

Apesar dos convites para fazer música para outros filmes, os Tindersticks mantiveram-se fiéis ao cinema e ao "modus operandi" de Claire Denis, que os desafiava sempre a ultrapassar os seus limites.

À beira dos vinte anos de carreira, os Tindersticks já tocaram muitas vezes em Portugal, em concertos nos coliseus, em festivais, em grandes e pequenas digressões e com mutações na formação do grupo.

@Lusa

Videoclip de "Black Smoke":