Nos anos 90, com o seu rock aventureiro e travesso, os dEUS atiraram os seus dois primeiros álbuns, "Worst Case Scenario" (1994) e "In a Bar, Under the Sea" (1996), para a lista de discos de culto de então. Uma atitude experimental e eclética, que não escondia o jazz ou o blues entre as paixões de Tom Barman e amigos, dominou canções que os tornaram no epicentro de uma curiosa vaga de rock belga - boa parte constituída, aliás, por projetos paralelos (ou, mais tarde, principais) de alguns elementos do grupo.

"Suds & Soda", "Hotellounge (Be the Death of Me)", "Little Arithmetics" ou "For the Roses", entre outros clássicos, entraram na banda sonora oficial da vida de muito boa gente - seguidora de rock com formatos menos óbvios, mas não só - e em vários desses casos o replay continua assegurado até hoje.

Quem for como São Tomé e tiver de ver para crer, só tem de espreitar um dos concertos do quinteto para comprovar que essas e outras canções mantêm uma dose generosa de devotos. Os menos fiéis poderão dizer que, no que diz respeito aos discos, estes dEUS já nos iluminaram mais - "The Ideal Crash", de 1999, será o seu últimoálbum realmente divinal de uma ponta à outra. Nas atuações, contudo, não tem faltado o arrojo, entrega e alguma loucura a que nos habituaram desde cedo, convencendo-nos de que vale a pena continuar a espalhar a palavra.

Não nos sai da memória, por exemplo, o estrondoso concerto na Aula Magna, em 2008, ano em que também registaram uma das melhores presenças no festival Paredes de Coura. É precisamente à sala lisboeta que os dEUS regressam este sábado, depois de cumprimentarem a Invicta, já esta noite, no Teatro Sá da Bandeira. A boa nova deve-se a "Keep You Close", o seu sexto álbum, editado no ano passado e provavelmente um dos menos imediatos. Masvale a pensa insistire,sabendo do que a banda é capaz em palco,este conjunto de canções densas - ao lado de obrigatórios mergulhos no passado, lá está - tem tudo para resultar num dos grandes concertos do arranque de 2012. Haja fé - porque a inspiração, essa, não costuma faltar.

Os dEUS atuam a 3 de fevereiro no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e a 4 na Aula Magna, em Lisboa. As atuações começam a partir das 21 horas e a primeira parte está a cargo dos Hong Kong Dong, banda com elementos da Bélgica e de Hong Kong.

@Gonçalo Sá

"Ghost", o novo single:

"Favourite Game", de "Vantage Point" (2008):