A britânica Helen Mirren recebeu o Tony, o «Oscar da Broadway», para Melhor Atriz pela sua interpretação da rainha isabel II em «The Audience». O papel já rendera um Oscar para a atriz em 2007 pelo filme «A Rainha».
Os britânicos dominaram aliás a cerimónia, na qual um musical que conta a história de uma jovem lésbica e uma peça sobre um rapaz com síndrome de Asperger levaram cinco prémios cada.
Aclamado pela crítica, «Fun Home», que relata a história de uma lésbica e a relação com a sua família, venceu o cobiçado prémio de melhor musical e triunfou noutras quatro categorias, incluindo direção.
Outro ator de «The Audience», o britânico Richard McCabe, que representa o primeiro-ministro Harold Wilson, também foi premiado.
«The Curious Incident of the Dog in the Night-Time», adaptação do livro do britânico Mark Haddon pelo Teatro Nacional de Londres, venceu em cinco das seis categorias em que tinha sido nomeada, incluindo melhor peça, ator e diretor.
O livro conta a história de Christopher Boone, um jovem génio da matemática de 15 anos com síndrome de Asperger que inicia uma investigação após a morte do cachorro de um vizinho.
«Skylight», com os britânicos Bill Nighy e Carey Mulligan, venceu o Tony de melhor adaptação de uma obra.
O musical «Um Americano em Paris», adaptado do filme de mesmo nome, e uma nova versão de «O Rei e Eu», venceram em quatro categorias.
Comentários