A caminho dos
Óscares 2022
Steven Spielberg é um dos cinco nomeados para os prémios do Sindicato de Realizadores de cinema, televisão e publicidade nos EUA (geralmente conhecidos por DGA Awards), anunciados na quinta-feira.
O realizador foi nomeado por "West Side Story" e aumenta para 12 o recorde de nomeações em 74 anos do sindicato, sendo ainda o mais premiado, com três troféus.
A mais recente nomeações é histórica ao tornar Spielberg o único realizador nomeado em seis décadas diferentes: duas vezes nos anos 1970; quatro nos anos 1980; três nos anos 1990; uma nos anos 2000, 2010 e 2020.
Os outros quatro nomeados para os prémios não são são surpresas: Jane Campion ("O Poder do Cão"), Denis Villeneuve ("Dune - Duna"), Paul Thomas Anderson ("Licorice Pizza") e Kenneth Branagh ("Belfast"). De todos, apenas Branagh é um estreante na corrida ao prémio.
Na prática, estes cinco nomeados tornaram-se também os principais candidatos ao Óscar de Melhor Filme pois todos também foram nomeados esta quinta-feira para os prémios do sindicato dos produtores: a última vez que houve um Óscar de Melhor Filme cujo realizador não foi nomeado para os DGA Awards foi em 1989, com "Miss Daisy".
Além disso, o sindicato é um dos melhores prognosticadores no seu ramo para os Óscares: nos 73 anos anteriores, apenas oito dos seus vencedores não conquistaram a seguir a estatueta dourada.
Crucialmente, as nomeações dos importantes sindicatos dos realizadores, produtores e argumentistas foram conhecidas esta quinta-feira, o primeiro dia da votação para as nomeações dos Óscares, que serão conhecidas a 8 de fevereiro.
Desde 2015 que os DGA Awards também têm outra categoria para os profissionais que se estreiam na realização das longas-metragens de ficção, mas que tem menos impacto: dos 30 nomeados, o único que chegou às nomeações dos Óscares foi Jordan Peele por "Foge", mas beneficiando de também ter sido nomeado para o prémio principal do sindicato.
Com quatro mulheres realizadores nas seis nomeações, concorrem Lin-Manuel Miranda ("Tick, Tick…Boom!"), Maggie Gyllenhaal ("A Filha Perdida"), Rebecca Hall ("Passing"), Michael Sarnoski ("Pig - A Viagem de Rob"), Emma Seligman ("Shiva Baby) e Tatiana Huezo ("Reza Pelas Desaparecidas", produção da Netflix que é finalista à potencial nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional pelo México).
Os premiados serão conhecidos numa cerimónia a 12 de março. Os Óscares estão marcados para dia 27.
Comentários